O QUE É O BALONISMO?
O balonismo é uma modalidade aeronáutica ecologia, desportiva, relaxante e recreativa em que se desfruta de uma sensação de flutuação ao vento, proximidade com o céu e interligação com a natureza.

PORQUE É QUE O ALENTEJO É UMA BOA REGIÃO PARA VOAR?
O Alentejo é uma região privilegiada para voar pela sua beleza, onde o verde da Beira Baixa se interliga com o amarelo do Baixo Alentejo, proporcionando momentos únicos. O facto de uma das grandes características do Alentejo ser as suas extensas planícies potencia a frequência de voos mais longos e calmos, bem como aterragens em espaços amplos.

QUE CRITÉRIOS SÃO EXIGIDOS PARA FAZER UMA ATERRAGEM EM SEGURANÇA?
O balão de Ar quente é um meio extremamente seguro para voar, incluído a aterragem. Não obstante, são necessários alguns cuidados, como a posição de aterragem – costas voltadas para o local da aterragem -, pernas ligeiramente flectidas para o impulso e segurar nas “cordas” do cesto do balão, propositadamente colocadas aí para a aterragem.

TODOS OS PILOTOS QUE OPERAM NA PUBLIBALÃO TÊM O MATERIAL LICENCIADO E EM CONFORMIDADE COM A LEI?
Sim, todos os pilotos necessitam de ter seguro pessoal, licença de piloto em situação regularizada, bem como atestado médico. É também obrigatório que o próprio balão esteja segurado (responsabilidade civil) e a matricula registada.

QUALQUER PESSOA PODE VOAR?
O voo de balão é amplo, havendo cestos com especificidades para pessoas com limitações motoras (sendo que a Publibalão detém um dos quais), no entanto, há que salvaguardar que pessoas com problemas cardiovasculares graves e problemas de osteoporose ou um nível avançado de descalcificação de ossos não poderão voar em condições normais de voo. Apenas o poderão fazer caso o dia esteja extremamente calmo (inexistência de vento). Crianças menores de 5/7 anos também têm limitações para voar e devem ser acompanhadas por um adulto responsável pelas mesmas.

EXISTE ALGUM TIPO DE RESTRIÇÕES EM TERMOS DE SAÚDE?
O voo de balão, pela sua natureza, provoca entusiasmo ao longo do voo, e na aterragem, por ser um momento de impulso com o chão, pode ser um pouco mais brusco. Contudo, mas se o estado de saúde dos passageiros não abranger nenhuma das condições descritas acima, não haverão problemas de saúde advindos da pratica da actividade.

É PRECISO ALGUMA LICENÇA ESPECIAL PARA QUE OS AMADORES POSSAM VOAR?
Os passageiros não necessitam de qualquer licença, uma vez que não vão pilotar o balão. Se o objectivo for pilotar, então será necessário ter formação de piloto. Nesses casos, os voos são efectuados com um instrutor (sendo a responsabilidade do instrutor), e no final após avaliação positiva será concedida licença para voar, sendo necessário um número mínimo de voos anuais para a sua renovação.
Não é permitido pilotar um balão sem ter licença para tal.
Em Portugal, não está determinada a existência de licença portuguesa. Contudo, a nível europeu existem licenças inglesas e francesa, pelo que é dada instrução pela Publibalão, estando certificada a fornecer licença francesa.

QUALQUER PESSOA TEM ACESSO AO SEGURO NO MOMENTO DO VOO? SE SIM, ESSE SEGURO TEM QUE CUSTO PARA UM UTILIZADOR AMADOR?
O seguro de voo está incluído no preço e não são realizados voos sem o seguro necessário. Assim, no momento do voo, os passageiros assinam um termo de responsabilidade pelas suas condições físicas (se têm problemas de origem cardio ou de ossos). No entanto, se houver acidente durante o voo e existirem lesões físicas que comprovadamente (por via médica) tenham decorrido única e exclusivamente pelo voo, a Publibalão responsabiliza-se.

NO BALÃO DE AR QUENTE HÁ TENDÊNCIA PARA TER VERTIGENS? SE SIM, O QUE SE DEVE FAZER PARA AS CONTROLAR?
Não existem vertigens num voo livre de balão, e tal acontece porque não há qualquer ligação à terra. Nesse sentido não existe “passagem” de electricidade e ligação ao magnetismo da terra, factores que provocam as vertigens.
O facto de se voar numa massa de ar implica que não existam turbulências de voo, levando à tal tranquilidade já falada

QUE INDUMENTÁRIA E CALÇADO SÃO PRECISOS PARA VOAR?
A indumentária deve ser essencialmente prática e o mais confortável possível, pelo que se recomenda o usos de calçado desportivo, ténis ou botas sem salto. A roupa também deve ser casual, calças de ganga, etc.