O Município de Oeiras acolhe o arranque do Festival Internacional Balões de Ar Quente, num evento único e exclusivo de forma a festejar os 25 anos do maior e mais antigo evento de Balões de Ar Quente em Portugal, entre os dias 24 e 25 de Setembro de 2022 na Quinta de Cima do Palácio do Marquês de Pombal.
Nestes dias, e caso as condições meteorológicas o permitam, poderá efetuar um batismo de voo cativo em Balão de Ar Quente e assistir ao espetáculo de Night Glow, onde os balões estarão insuflados e se iluminarão ao ritmo da música.
Para participar nos batismos de voo cativo, deverá dirigir-se ao recinto do evento onde será distribuído, por ordem de chegada, aos balões de ar quente presos por cordas, e sentir a sensação de voo numa subida de cerca de 5 metros de altura.
O Munícipio de Oeiras em parceria com a Publibalão, decide assim tornar este evento numa verdadeira “Festa de Fim de Verão” onde poderá usufruir de várias atividades para toda a família através do FIBAQ Village como, insufláveis para os mais pequenos ou espetáculos de música gratuitos, provas de vinho e gastronomia, para os graúdos.
Em Oeiras, o FIBAQ contará com a presença de 10 equipas de pilotos Portugueses, Espanhóis e Belgas.
De forma a que o evento possa garantir a segurança de todos, deverá ler o regulamento e as regras de segurança aqui!
A 25ª Edição do Festival Internacional Balões de Ar Quente seguirá depois rumo ao Alto Alentejo, como habitual, entre os dias 4 e 13 de Novembro de 2022 nos Municípios de Alter do Chão, Borba, Fronteira, Monforte, Nisa, Ponte de Sor e Vila Viçosa. Durante a 2ª parte do evento, em Novembro, os Balões de Ar Quente também irão sobrevoar a Fundação Abreu Callado em Benavila com a barragem do Maranhão como pano de fundo – um dos voos mais esperados do evento.
O que é o Festival Internacional Balões de Ar Quente?
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) teve a sua primeira edição em 1997.
É anualmente organizado pela Publibalão (e co-organizado, pelo nono ano, pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo) que, após 24 edições marcadas pelo forte sucesso deste evento, assume-se como um dos maiores e mais importantes festivais da Europa.
Este evento pretende promover o balonismo em Portugal entre os amantes do desporto e a comunidade local, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos e dar a conhecer Portugal como um destino turístico de
excelência para a prática do balonismo.
O seu fundador : Aníbal Soares
Fundador e Director do FIBAQ, Aníbal Soares iniciou a sua carreira no Balonismo em 1992, quando no dia 7 de Novembro efetuou o seu primeiro voo em Balão de Ar Quente como piloto tornando-se assim no primeiro piloto desta modalidade em Portugal.
Em 1994, fundou a Publibalão, a primeira empresa de Balões de Ar Quente em Portugal, especializando-se depois, em 1998, como instrutor e examinador o que levou à formação de mais de 95% dos pilotos em Balão de Ar Quente do país.
Durante a sua carreira, sagrou-se vencedor de duas Taças de Portugal, quatro Travessias a Portugal e uma Ibérica em Balões de Ar Quente.
Nos dias de hoje, Aníbal Soares é Presidente da Comissão Técnica de Balonismo da FPA e conta com mais de 3500 horas de voo em Portugal, Espanha, França, Holanda, Angola e Nigéria. Celebra, este ano, 30 anos como piloto. É considerado o “Pai” do balonismo moderno em Portugal e tem sido o maior contribuidor para o seu desenvolvimento.