O Voo em Balão de Ar Quente. Como acontece?

A actividade incia-se com o pick up no local definido e personalizada a cada reserva seguindo depois para o local da descolagem. No local de descolagem é feita a apresentação da equipa e o briefing de segurança. Inicia-se então a montagem do balão de ar quente dando assim também oportunidade de participação nesta fase aos passageiros que queiram ficar a conhecer o funcionamento desta aeronave. Já com o balão pronto a descolar, os passageiros sobem a bordo iniciando desta forma o voo com duração aproximada de 1h00/1h30. A equipa de terra segue o nosso voo via GPS e Rádio até à aterragem. Nesse momento, efectua-se o baptismo de voo com um brinde de espumante, como manda a tradição e é tempo de regressar ao local de descolagem inicial.
O voo em balão de ar quente tem local de partida certa porém destino incerto, sendo esta uma aeronave que voa pelos ventos o que permite que cada voo seja único e inesquecível.
Deve considerar 3 a 5 horas para esta actividade.

Capacidade do balão de ar quente

O nossos Balões de Ar Quente têm diferentes capacidades de passageiros (desde 2 a 7 pessoas por balão). A nossa frota tem capacidade máxima para 30 passageiros, sendo que neste caso vários balões descolaram ao mesmo tempo criando um verdadeiro céu, no Alentejo, cheio de Balões coloridos.

Os Voos em Balão de Ar Quente e a Sazonalidade

Em Portugal, e devido às suas características com excelentes condições atmosféricas para voar em Balão de Ar Quente permite-nos voar 365 dias por ano.

Condições Atmosféricas

O voo em Balão de Ar Quente está 100% dependente das condições atmosféricas e como tal, são recolhidos dados meteorológicos juntos das entidades competentes aliados à experiência técnica das nossas equipas para decidir se o voo se pode efectuar com total segurança, o lema da Publibalão.

Horas de Voo

Nos meses de maior calor, Abril a Setembro, os voos em Balão de Ar Quente são maioritariamente efectuados ao nascer do sol. Nos restantes meses, para além dos voos ao nascer do sol e sempre que a meteorologia o permita efectuamos voos ao pôr do sol.

Regras de Segurança

Apesar de o voo em Balão de Ar Quente ser uma actividade segura e tranquila é preciso ter em conta as seguintes regras de segurança:

  • Mulheres grávidas não podem voar;
  • Crianças menores de 7 anos (sendo que as crianças a partir dos 7 anos de idade têm de ter uma altura mínima de 1,40m e com uma estatura física capaz de suportar eventuais impactos causados pela descolagem/aterragem. Também só podem voar devidamente acompanhadas por um adulto responsável pelas mesmas);
  • Pessoas com problemas cardíacos;
  • Pessoas com problemas de ossos (Osteoporose ou semelhante);
  • Pessoas que sofram de epilepsia;
  • Pessoas que sofram de problemas mentais graves (esquizófrenia ou semelhante)
  • Pessoas que tenham sido submetidas a cirurgias recentemente.
O que vestir

Aconselhamos a roupa de fácil mobilidade e adequada à estação do ano. O calçado deverá ser confortável, fechado e sem saltos.
Durante o voo não sentirá grandes diferenças de temperatura porém, durante os meses de maior calor aconselhamos que traga um chapéu/boné caso seja mais sensível ao sol.

Só voamos no Alentejo?

Não. O Alentejo é o local com melhores condições ao voo em Balão de Ar Quente em Portugal. Porém, podemos efectuar actividades noutros locais.

Qual o espaço necessário para efectuar um Voo Cativo?

Um espaço livre de obstáculos com dimensões de 50mx50m (aproximadamente 1⁄2 campo de futebol). Será sempre necessária avaliação técnica ao local.