1. Condições de Participação
- O piloto é responsável pela sua equipa
- As equipas são compostas pelo Piloto e seu/s membro/os de equipa de terra
- A cada equipa, irão ser distribuídos vouchers de acesso às refeições, alojamentos e visitas culturais mencionados no programa do evento
- Aos Balões com publicidade a marcas de concorrência direta com os patrocinadores do evento terão de informar a organização para prévia validação junto dos patrocinadores do evento.
- Check-in das equipas terá lugar no Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros em Fronteira, no dia 6 de Novembro de 2024 entre as 14:00 e as 17:00, onde devem apresentar os seguintes documentos:
- Licença de Piloto válida
- Certificado Médico
- Caderneta de Piloto
- Caderneta da Aeronave
- Certificado de Matrícula
- Certificado de Navegabilidade
- ARC
- Seguro Válido e recibo de pagamento
2. Voos
- Todos os briefings efetuados durante o evento são de presença obrigatória.
- O 27º FIBAQ irá ter atividades diárias de manhã, tarde e noite (night glow). Nos dias em que não existam voos livres, os pilotos serão autorizados a voar sendo que a organização garante a emissão de NOTAM. No entanto, os pilotos irão voar sobre a sua própria responsabilidade.
- Estão agendadas várias atividades durante a semana do evento (Night Glow e Voos Cativos), de forma a que seja possível maximizar o evento na sua divulgação e proximidade com a população, como tal poderá ser pedido às equipas a sua colaboração nestas atividades.
- Os pilotos serão obrigados a usar a frequência rádio mencionada no caderno do evento.
- Sempre que for requisitado, as equipas terão de enviar as coordenadas geográficas em graus, minutos e segundos conforme WFS84 bem como, a hora de aterragem, caso contrário a equipa poderá ser desqualificada.
- Irá ser pedido a todas as equipas a utilização da aplicação Flight Pack Tracker da Ultramagic em todos os voos durante o evento.
- Devido a obrigações legais, é proibido voar sobre monumentos nacionais considerados patrimónios mundiais pela UNESCO.
- Os pilotos são obrigados a seguir os NOTAM disponibilizados nos briefings, caso contrário a equipa poderá ser desqualificada.
3. Director do Evento
O Director do Evento será o Aníbal Soares
- A coordenação de cada atividade será assegurada por um membro da organização
- O contacto dos meios de Socorro ou organização do evento será informado no caderno do evento e, caso necessário, deverá ser efetuado através de telemóvel.
4. Identificação
- Todos os participantes terão uma credencial/pulseira de identificação
- Os pilotos irão ter um uniforme (t-shirt ou Pólo) para o evento com a identificação FIBAQ e seus patrocinadores.
- A equipa de terra também irá ser um uniforme semelhante
- Os Balões poderão conter número de identificação, telas ou bandeiras dos patrocinadores do evento
- As viaturas poderão conter número de identificação ou publicidade dos patrocinadores nas portas e/ou para-brisas.
5. Passageiros
- Irá ser dada prioridade a todas as equipas que transportam passageiros.
- Os pilotos ou suas equipas deverão recolher os seus passageiros junto da organização.
- Todos os passageiros terão uma pulseira identificativa com a cor correspondente ao dia e hora do voo
- Os pilotos deverão confirmar a presença dessa pulseira junto dos seus passageiros.
- Todos os passageiros são obrigados a assinar um Termo de Responsabilidade após o briefing de segurança efetuado pela organização, previamente ao voo.
- Os passageiros serão apenas convidados dos patrocinadores do evento, comunicação social e passageiros adquiridos pelos Bombeiros Voluntários das localidades aderentes ao evento, ao qual o FIBAQ se associa como cariz solidário, para que estes possam efetuar angariação de fundos para a compra de equipamentos necessários ao socorro das populações ou combate a incêndios.
- As equipas irão receber 20€ por cada passageiro transportado durante os voos do FIBAQ (a partir do 2º passageiro por voo). Exemplo: Voo dia 7 de Novembro de 2024 – Manhã: equipa transportou 2 passageiros. Recebe 20€.
- As equipas apenas terão direito a receber o valor dos seus passageiros transportados caso compareçam ao jantar de encerramento e almoço final do evento na Fundação Abreu Callado.
6. Membros de Equipa
- Devido à escassez de alojamentos na região do Alentejo, a organização foi obrigada a reduzir o número de membros por equipa pelo que, o número de membros permitido por equipa está obrigatoriamente dependente do número de passageiros que a equipa transportará, por voo durante o evento, conforme a seguinte regra:
- O/Os membro/os de resgate poderão ser também pilotos
- A equipa poderá sofrer uma penalização caso o número de passageiros preenchido no formulário de inscrição não seja cumprido durante o evento sem um motivo válido e devidamente informado à organização.
7. Outros
- Todas as equipas deverão ter:
(Obrigatório pela ANAC)- Rádio e GPS
- Telemóvel e bandeira do país
- Flytec
- O Piloto e sua equipa são responsáveis pelo reabastecimento de seus próprios carros.
- O abastecimento de GPL deverá ser efetuado no local e horas indicadas no caderno do evento. Caso exista algum problema, é obrigatório informar a organização do evento.
- Os pilotos não podem comercializar os voos durante o evento. Em todos os casos em que este regulamento for transgredido, a organização será soberana na decisão desses casos.
- As informações podem variar do que consta neste regulamento e informações fornecidas pela organização durante o evento. Nesses casos, pilotos e equipas serão informados nos briefings e grupo de WhatsApp do evento.
- A organização irá apresentar os documentos referentes ao balão de ar quente e piloto à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC)